A Importância do jogo de dominó educativo na educação infantil

A Importância do Jogo de Dominó na Educação Infantil Deixe um comentário

A Importância do jogo de dominó educativo na educação infantil

Quem não conhece esse clássico jogo que é o Dominó, não é mesmo? Se você gosta e já se divertiu muito com essas peças, vai ficar impressionado com a quantidade de tipos diferentes de Dominós que existem hoje em dia. Tenho certeza que ficará comichando de vontade para jogar todos eles junto com os pequenos.

Além disso, você vai se surpreender ao saber o quanto essa atividade pode ser educativa na infância. Ficou curioso? Então, leia esse artigo até o final, pois nele você vai ver:

Atualmente existem versões do jogo para todos os gostos e criados para o desenvolvimento de diversas habilidades essenciais das crianças. O Dominó é aquele jogo que não pode faltar em uma sala de educação infantil e muito menos na casa dos papais e das mamães preocupados com o desenvolvimento de seus filhos.

Como Surgiu o Dominó

Antes de qualquer coisa vamos aprender de onde veio o nosso querido Dominó. Acredita-se que ele surgiu na China por volta de 243 a 181 a.C e teria sido inventado por um soldado chamado Hung Ming.

Porém, as primeiras evidências que apareceram do Dominó no formato como conhecemos foram da Europa lá pelo Século XVIII onde ele era produzido a partir do Ébano, uma espécie de madeira nobre, com desenhos de marfim que representavam os numerais. Interessante não é mesmo? Dominó também é cultura!

Aliás, você sabia que tem como saber se seus dominós são mesmo feitos com marfim? Confira aqui.

A Evolução dos Dominós

O Dominó já foi fabricado nos mais variados tipos de materiais, os primeiros eram feitos de ossos. Isso mesmo! Já imaginou brincar com ossos?! Parece loucura, mas foi assim que por muito tempo o dominó foi confeccionado. Depois disso, passou a ser feito em madeiras, papéis até chegar aos de plásticos de hoje em dia, que são os mais fáceis de encontrar.

O conjunto mais famoso é o de 28 peças, aquele tradicional que todos sabem jogar ou aprendem com uma rápida e simples explicação.

O que Jogo de Dominó Desenvolve nas Crianças

Quando o assunto são brinquedos educativos sempre temos dúvidas de quais das opções oferecer aos nossos filhos e alunos, ainda mais com tanta diversidade de brinquedos educativos

Apesar, de todos os jogos serem interessantes para o desenvolvimento infantil, os dominós têm vantagens quando comparados com outros jogos tradicionais. Isso por que eles são simples e acessíveis, além disso existe uma grande variedade de dominós educativos para se explorar.

Dentre algumas vantagens que podemos destacar sobre os dominós educativos, é que ele pode fazer com que a criança desenvolva diversas habilidades importantes para a vida enquanto se diverte, são elas:

As Vantagens dos Dominós Educativos
  • Aprender a seguir comandos, pois precisa respeitar as regras do jogo;
  • Treinar a paciência, enquanto espera a sua vez de jogar;
  • Desenvolver a organização, para poder gerir suas peças;
  • Aumenta seu contato social, exercitando a coletividade e a comunicação, já que é preciso mais coleguinhas para jogar;
  • Prática a coordenação motora fina, para poder encaixar as pecinhas de forma alinhada;
  • Inteligência emocional, ao ter de lidar com vitória e derrotas;
  • Atenção, para observar e traçar suas estratégias;
  • Além do raciocínio lógico alinhado aos cálculos.

Mas, afinal como pais e/ou educadores podem usar dessa ferramenta riquíssima que é o Dominó para engajar e educar a criançada? Para responder essa pergunta, agora você vai ver como implementar os dominós educativos na educação infantil, seja no trabalho como docente, ou na educação dos pequenos dentro de casa.

Para os menores existem Dominós que não envolvem números ou contagem. Para aquelas crianças que ainda não chegaram à idade de aprender os numerais ou apenas para variar um pouco a brincadeira, separei alguns exemplos e ideias de Dominós super Lúdicos, que no lugar de elementos de contar, envolvem construções de formas, associação de ideias, etc:

Dominó de Frutas
Dominó de formas – Fox
Dominó de Animais – Carimbras
Dominó Animais da Fazenda 28 Peças – Djeco
Dominó de Metades – Carimbras
Dominó de Associação de Idéias – Carimbras
Dominó Gigante Animais Amigos 28 Peças – Domino Géant Les Amis – Djeco

Além disso, vocês podem construir junto com os pequenos seus próprios modelos de dominós, sem que exija da criança a habilidade de contagem, mas apresentando outras aprendizagens. Aos poucos, pode se ir incluindo números e outras formas de brincar. O mais importante é utilizar a variedade e a criatividade!

Já para os maiores, o Dominó é excelente na introdução do conhecimento matemático, pois permite a criança explorar quantidades e compará-las com outras peças, ajudando na construção do conceito de número. Ainda incentiva os alunos que já sabem a contagem a ensinarem aos outros colegas para assim ter mais parceiros de jogo.

Na sala de aula, durante as aulas de matemática podem ser usados dominós educativos específicos para cada tipo de operação, segue alguns dos modelos:

Dominó de Divisão – Carimbras
Dominó de Subtração – Carimbras
Dominó Frações – Carimbras
Dominó Multiplicação – Carimbras

Outros modelos de dominós educativos para iniciação a morfologia e a Geografia:

Dominó de Divisão Silábica
Dominó interativo – Interactive Play Estados e Regiões – Xalingo

Você sabia que o Dominó está no ranking entre os melhores jogos para se jogar em família? O avô pode jogar com o neto, o adolescente com a sua tia, é um jogo mega democrático, amado por todos e muito educativo, então não deixe de incluir na aprendizagem do seu filho ou de seus alunos.

Veja aqui uma lista dos melhores dominós infantis

Muito bem, neste artigo conhecemos um pouco mais sobre o Dominó, mais uma atividade interessante e divertida para brincar com nossas crianças. Conheça nossa loja e surpreenda-se com riqueza de brinquedos da vila. Acompanhe nossa página e siga-nos no Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *