Saiba mais sobre a importância da certidão de nascimento

Saiba mais sobre a importância da certidão de nascimento Deixe um comentário

Com o registro da certidão de nascimento, adquirimos certa identidade, um atributo que nos permite usufruir dos direitos fundamentais que o Estado garante aos cidadãos. Certamente, há casos em que uma pessoa não possui sua certidão de nascimento e, portanto, pode-se dizer que “não existe” para o Estado.

Sem a certidão de nascimento, você não pode ter acesso a direitos fundamentais e básicos, como saúde e educação. Além de sua ausência, geraria a omissão de seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais.

Os responsáveis ​​pela realização do registro são os pais do recém-nascido. Atualmente, graças à evolução tecnológica, os processos realizados pelo Estado nesse sentido têm sido exponencialmente acelerados, sendo possível graças à rota telemática, a realização de certidões de nascimento eletrônicas com o respectivo selo eletrônico, algo muito importante para evitar a perda desse registro, uma vez que pode acontecer imprevistos como incêndio no cartório em que a mesma foi realizada.

Como tirar 2ª via de certidão de nascimento em cartórios de outras cidades?

Se a pessoa não mora no mesmo estado em que foi registrada? Nesse caso, a solicitação não poderá ser feita mediante os cartórios da cidade na qual o solicitante reside.

Por outro lado, é possível fazer essa solicitação em uma agência dos Correios. Para isso, você precisa se dirigir até um desses estabelecimentos e solicitar uma ficha de preenchimento do cartório postal.

Depois de preenchidos todos os dados dessa ficha, é necessário entregá-la. Você deve também pagar uma taxa para emissão da documentação.

O próximo passo é aguardar o prazo de entrega da 2ª via da certidão de nascimento. 

É importante salientar que é o solicitante pode escolher o local onde será entregue o documento.

Solicitando a 2ª via da certidão de nascimento pela internet

Outra opção para quem não foi registrada em cartórios na cidade em que reside é solicitar o serviço em um cartório online.

De fato, atualmente, diversas plataformas na internet disponibilizam esse tipo de serviço.

O procedimento para solicitar certidões por esse meio é bem parecido com o realizado nos cartórios físicos.

Inicialmente, o solicitante deve fornecer alguns dados à página, como o nome de registro, a data de nascimento, os números da folha, do termo e do livro e o nome completo dos pais.

É necessário também informar a forma de envio do documento. A maioria dos sites oferece a seus clientes a oportunidade de escolher o documento físico ou a cópia digital.

No primeiro caso, a 2ª via da certidão de nascimento é enviada pelos Correios. Já no segundo, o envio ocorre por e-mail.

Assim como no caso da solicitação feita em cartórios físicos, o pedido desse documento em sites também exige o pagamento de uma taxa.

É importante notar que as certidões em papel enviadas por Correios costumam ser mais caras do que as cópias digitais.

Quanto a isso, precisamos deixar claro que as duas certidões têm valor legal. A diferença é que a impressão da cópia digital não é válida, devendo esta ser apresentada somente no formato PDF.

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *