5 maneiras simples e divertidas de ajudar seu filho nas fases da Alfabetização

5 maneiras simples e divertidas de ajudar seu filho nas fases da Alfabetização Deixe um comentário

Ter filhos significa acompanhar de perto importantes fases do crescimento e da aprendizagem das crianças. Uma das etapas mais aguardadas pelos pais é a Alfabetização. Muitos criam expectativas, ficam curiosos para saber quando o filho vai aprender a ler e escrever.

Quando os pais estão preocupados com esta etapa do desenvolvimento, é comum que se dediquem e queiram ser os melhores pais do mundo, isto é que busquem oferecer as melhores vivências possíveis.

Se você também é um papai ou uma mamãe preocupada, com certeza você vai fazer parte desse momento único e deixará lembranças duradouras na memória dos pequenos.

A Alfabetização é parte da formação de memórias muito importantes, estas que servem de base para que o pequeno desenvolva amor em aprender.

Fazer desta etapa, um momento de boas memórias é fundamental para despertar a paixão pelo conhecimento e com isso, permitir que seu pequeno seja capaz de adquirir novos aprendizados para o resto da vida!

Se você reconhece a importância da alfabetização para o seu pequeno e deseja fazer parte deste momento, então leia este artigo até o final pois nele eu vou te mostrar 5 maneiras simples e divertidas de ajudar seu filho nas fases de alfabetização.

Na alfabetização é importante respeitar o desenvolvimento e limites da criança
Na alfabetização é importante respeitar o desenvolvimento e limites da criança

Os pais não precisam ser pedagogos ou especialista em educação para contribuir com a alfabetização das crianças. A Família pode participar desse momento junto com a escola, desde que respeitando a maturidade de cada fase de desenvolvimento. Para isso é importante que conheçam um pouco dessas fases.

Pensando nisso, nossa equipe de profissionais em educação separou 5 maneiras simples e divertidas para você ajudar seus filhos durante a alfabetização de acordo com cada fase de aprendizagem. São elas:

  • pré-leitor;
  • pré-silábico;
  • silábica;
  • silábico alfabético.

Contar histórias e oferecer livros

Fase pré-leitor

Você sabia que já pode contribuir com o processo de alfabetização, ainda com seu filho bebê, bem pequenino?!

Sim, isso é possível!

A fase que consiste de 0 a 3 anos é denominada como Etapa de Alfabetização do Pré-leitor, e ela já é considerada uma etapa importante, pois ainda que a criança não possa decifrar códigos e efetivamente ler e escrever, ainda assim ela já recebe e memoriza estímulos.

Portanto, estar em contato com as letras e com as história já ajuda na construção de uma base de memórias que vai ajudá-la a ler e escrever no momento certo.

Sabendo disso, você pode incentivar o seu filho lendo historinhas para ele e ofertando materiais escritos.

O livro é um dos melhores recursos para o ensino da alfabetização
O livro sempre é um dos maiores presentes que você pode dar para os seus filhos quando o assunto é alfabetização, e para os bebês não é diferente.

Quando um adulto lê para um bebê, ele já começa a adquirir as habilidades necessárias para a iniciação da alfabetização, pois começa a reconhecer e treinar som das palavras.

Existem livros de panos e de outros materiais os quais ele pode manipular à vontade, sem estragar. Não se engane! Ainda que seu bebê coloque os livrinhos na boca, aperte e os explore sem ler, ainda assim ele já está recebendo estímulos de letras e da manipulação desse material e isso vai ficar na memória dele!

Jogos e brincadeiras com letras e números

Fase pré-silábico

A partir dos 4 ou 5 anos as crianças já entram efetivamente nas fases da Alfabetização e letramento. Porém, nesse momento elas ainda identificam as letras como se fossem similares aos seus desenhos, isto é possuem dificuldades para diferenciar os traços confundindo as letras.

Então, esta é a fase de brincar letras e números para treinar a identificação e diferenciação dos traços de cada um.

Recortes de revistas podem se tornar uma brincadeira produtiva na alfabetização
Os recortes de revistas ajudam na alfabetização

Uma ideia muito divertida para fazer em casa, é escolher algumas revistas ou folhetos de propaganda e recortarem juntas as letras, agrupando as letras iguais para depois montarem uma colagem com frases ou nomes.

Ofertar músicas de alfabetização

Fase silábica

Na fase conhecida como silábica criança já tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro para as letras, por exemplo, no lugar de escrever ABACAXI escreve ABAI. A partir daqui, já não se define idades específicas, importa olhar para o progresso de cada criança.

A criança já tem a capacidade de relacionar a grafia e a parte falada, no entanto costuma atribuir uma letra para cada sílaba, o interessante nesta fase é trabalhar muito com as separações silábicas na fala.

Uma dica divertida é apresentar músicas específicas do trabalho com silabas, saiba que existem muitas músicas infantis que você pode escolher para trabalhar as sílabas com seu filho.

Crianças amam músicas e associam os sons e as sílabas com mais facilidade
Crianças amam músicas e associam os sons e as sílabas com mais facilidade

Ele perceberá, por exemplo, que uma mesma sílaba pode dar origem a diferentes palavras como o BO, que pode virar boneca, boca ou bolsa, como na musiquinha das Sílabas BA BE BI BO BU dos Pequerrechos.

Cruzadinhas infantil como material de apoio

Fase silábico alfabético

Avançando na alfabetização, já durante a fase silábico alfabético, a criança passa a agregar mais letras às silabas. É a fase que as crianças começam a ter dificuldades de ler o que ela mesmo escreveu, o que é um ótimo sinal, pois significa que ela está progredindo nas etapas.

Nesse momento é comum observar a criança usar, por exemplo, belo para cabelo. Gradativamente ela precisará perceber que as palavras precisam de mais silabas para ficarem completas.

Trata-se do momento de oferecer cruzadinhas para completar as palavras, e eles adoram estas atividades.

Ah! Não esqueça de caprichar nos elogios a cada atividade concluída.

A cruzadinha infantil é uma opção tradicional e de fácil acesso a todos
A cruzadinha infantil é uma opção tradicional e de fácil acesso a todos

Mas, onde encontrar boas cruzadinhas? Não se preocupe pois existem muitos sites onde é possível criar essas cruzadinhas, como por exemplo – gerador de cruzadinhas.

Alfabeto magnético para alfabetização e letramento

Fase alfabética

As próximas fases são mais complexas e entra no aprendizado efetivo do ler e escrever. Lembre-se sempre que cada criança tem um ritmo próprio, portanto é importante respeitar seu progresso ainda que se mantenha sempre estimulando o seu desenvolvimento.

O alfabeto magnético é muito utilizado nessa fase pela sua praticidade no uso
O alfabeto magnético é muito utilizado nessa fase pela sua praticidade no uso

No nível alfabético, apesar da criança já estar bem avançada na alfabetização e no letramento, ainda não quer dizer que ela saiba ler e escrever corretamente.

Aqui ela já reconhece o valor das letras e silabas, cometendo pequenos erros ortográficos, como usar o Z na escrita da palavra casa.

Para esta última fase da alfabetização, uma boa ideia é ajudar a aprimorar a grafia com um alfabeto móvel, como o alfabeto magnético, por exemplo. Nele você pode criar desafios para o seu filho, como escrever com o alfabeto na geladeira ou outras superfícies metálicas pela casa ou ainda incentivá-los a deixar pequenos recadinhos para os pais como: “já volto”, “muito obrigado”, “ eu te amo” e etc.

Utilizar o alfabeto magnético ou as letras imantadas em casa para a alfabetização tem um alto poder de assimilação para pequenos. Pois ele estará a todo momento visualizando aquele padrão relacionando a grafia com o som e significado das palavras.

Coloque essas dicas em prática hoje mesmo e divirtam-se em família.
Para conhecer mais sobre educação infantil e ter mais dicas de especialistas como as de hoje, visite nossas páginas e conheça nosso instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *