motivos que podem estar prejudicando a alfabetização do seu filho

5 motivos que podem estar influenciando negativamente o desenvolvimento da alfabetização do seu filho Deixe um comentário

O quadro de isolamento provocado pelo Covid-19 colocou os pais e responsáveis mais próximos da educação escolar dos seus filhos. Os familiares passaram a ser os intermediários dessa comunicação aluno-escola. Este cenário traz muitos desafios e preocupações sobre a aprendizagem dos pequenos.

Um dos maiores desafios é a alfabetização em contexto de ensino remoto, afinal estar alfabetizado é o pré-requisito para estar acompanhando as matérias escolares ou mesmo acessar as plataformas de educação a distância.
A alfabetização é uma das etapas mais importantes da vida escolar de qualquer indivíduo, contudo ela se torna um pouco mais complicada no ambiente doméstico.

Mas, não se preocupe, pois apesar de desafiador, ainda assim é super possível facilitar a aprendizagem e a alfabetização do seu filho neste momento.

Uma das formas de facilitar esta aprendizagem é ficar atento aos motivos que influenciam negativamente na alfabetização e eliminá-los!

Foi pensando nisso que nós do Blog Brinquedos da Vila, separamos os pontos principais que todo familiar deve estar atento para garantir um ambiente favorável a alfabetização das crianças em casa.
Leia até o final, pois temos uma dica bônus de como influenciar positivamente a alfabetização do seu filho!

Vamos então aos 5 motivos que podem estar influenciando negativamente o desenvolvimento da alfabetização do meu filho.

1 – Muito tempo de tela

Sim, pode parecer contraditório, afinal toda a matéria escolar está vindo dessa conexão com a tecnologia, mas muito tempo de tela pode atrapalhar o cérebro das crianças:

Estudos comprovam um déficit no desenvolvimento da alfabetização em crianças com muito tempo na frente da tela
Estudos comprovam um déficit no desenvolvimento da alfabetização em crianças com muito tempo na frente da tela

“Os pesquisadores descobriram que, quanto maior a exposição a tela, menor a capacidade da criança de nomear objetos rapidamente e menores as habilidades de alfabetização em desenvolvimento.”

fonte: suprevida.com.br/blog

Portanto, garanta que o uso de tela seja adequado e reservado a atividades específicas.

É importante garantir que se tenha hora para estudar e acessar aos conteúdos da escola, hora para entretenimento e acesso aos conteúdos e momentos sem tela no cotidiano dos pequenos.

2 – Ambiente pouco estimulante

A criança aprende por meio da brincadeira, por meio da criatividade, portanto ela precisa de um ambiente lúdico para a alfabetização, um local que traga estímulos visuais.

A decoração em casa, ao menos no quarto da criança, pode ajudar no processo da alfabetização se decorado de forma adequada
A decoração em casa, ao menos no quarto da criança, pode ajudar no processo da alfabetização se decorado de forma adequada

As escolas geralmente são repletas desses estímulos, mas como se tem passado muito tempo dentro de casa é necessário mais esforço das famílias em transformar sua residência em um ambiente estimulante para incentivar ao letramento dos pequenos.

Os EVAs são os grandes aliados dessa fase do desenvolvimento, podem ser facilmente encontrados em papelarias e podem decorar o quarto do seu filho de forma muito econômica e divertida.

3 – Falta de literatura infantil

A prática de variadas literaturas fará com que seu filho domine a alfabetização e o letramento, no entanto essa literatura precisa ser adequada a idade dessa criança para que ela absorva e entenda o que leu.

A escolha de um livro infantil deve estar de acordo com a idade e o desenvolvimento da criança
A escolha de um livro infantil deve estar de acordo com a idade e o desenvolvimento da criança

É muito importante adquirir livros infantis adequados a idade da criança e estimular o contato com os livros.

Desenvolver o hábito de ler é muito importante para o desenvolvimento intelectual e criativo de qualquer pessoa.

No entanto, para agradar aos meninos e meninas de todas as faixas etárias, você precisa saber como combinar o estilo do livro com a idade – você não deve fornecer o mesmo livro para uma criança de 3 a uma 11 anos.

4 – Não ter tempo de qualidade em família

Mesmo os pais que podem fazer isolamento em casa, muitos estão nos home-office, no entanto para o desenvolvimento da alfabetização do seu filho é necessário investir em tempo de qualidade com seu filho, conversar com os adultos faz toda a diferença nesse processo, pois o adulto estará trazendo o que há no mundo de forma segura para a criança. 

Reserve um tempo para brincar e interagir inteiramente com os filhos,  sem interrupções ou distrações.
Reserve um tempo para brincar e interagir inteiramente com os filhos, sem interrupções ou distrações.

Esse momento de qualidade pode ser mais relaxante para pais e filhos com brinquedos para alfabetização, pois são elaborados para unir e divertir a família enquanto a criança aprende e se desenvolve.

5 – Entretenimento vazio ou inadequado

Os pequenos têm a atenção facilmente cooptada por entretenimentos como desenhos e musiquinhas chicletes, quando poderiam usar desse momento ou dessa ferramenta de formas mais educativas ou enriquecedoras. 

Saiba por onde seu filho navega na internet, quais canais assistem e que conteúdo tem consumido.
Saiba por onde seu filho navega na internet, quais canais assistem e que conteúdo tem consumido.

Precisamos ficar atentos ao que o nossos filhos vem assistindo ou ouvindo, sendo necessário filtrar o que de fato agrega a educação das crianças e é seguro além de que esse tipo entretenimento poder conter muitas publicidades veladas. Encontramos um artigo que lista diversos canais do Youtube livre de publicidade e seguros, dê o play!!

Super dica de alfabetização para você que chegou até aqui!

A nossa dica bônus para influenciar seu filho positivamente ao letramento é utilizar em casa para o auxilio da alfabetização um alfabeto magnético, pois é um brinquedo justamente indicado para a fase da alfabetização e letramento, no qual a criança poderá transformar qualquer ambiente de metal de casa em uma lousa, poderá brincar com as palavras, enquanto nomeia e identifica os objetos.

Letras imantadas ajudam no desenvolvimento da alfabetização das crianças
O alfabeto magnético auxilia na alfabetização em casa e pode ser levado a qualquer lugar.

Compreender e respeitar o ritmo da criança é essencial. Investir em uma ambiente alfabetizador aproxima e traz intimidade com a língua escrita, como vemos com atitudes simples é possível contribuir para o fortalecimento desse processo.

O que achou desses sinais? Acredita que algum desses está acontecendo na sua casa? Escreva aqui pra gente e compartilhe com outras mamães!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *