Como funciona na prática o batizado de bebê? Deixe um comentário

O que acontece em um batizado?
Qual o papel dos padrinhos?
Quem convidar para o batizado?
Existe uma regra para a idade do batizado?
Qual o significado do batismo?
Quais roupas utilizar em um batizado?
Para pais, padrinhos e madrinhas:
Para o bebê a ser batizado:
Conclusão

O que acontece em um batizado?

Em um batizado, a madrinha carrega o afilhado no colo até a pia batismal. O padrinho deve ficar ao seu lado sempre. Lá, o padre derrama na cabeça da criança a água, simbolizando a nova vida que o iniciado terá a partir daquele momento. Com isso, o padre recita as preces do batismo. É possível que durante a cerimônia um pouco de óleo seja passado no peito da criança, representando a força de Cristo em sua vida.

O padrinho deverá levar consigo uma vela acesa, que oferecerá à criança. Isso simboliza a luz de Cristo que está entrando na vida do afilhado através do padrinho como guia.

Outros costumes comuns são do iniciado utilizar roupas brancas ou tons claros. Hoje em dia é possível ver roupas de batismo com diversos tons neutros e que também podem ser utilizados na celebração. O mandrião, túnica unissex, é também muito usado e dá um tom clássico e tradicional a cerimônia. Algumas vezes os padrinhos são requisitados na hora da escolha da roupa.

Qual o papel dos padrinhos?

O papel do padrinho e da madrinha é guiar o afilhado na vida pessoal e religiosa cristã. Dessa forma, eles devem se manter perto do seu afilhado e participar ativamente não só da sua vida, mas, também, da comunidade católica em geral. É preciso que os padrinhos tenham boa vontade, responsabilidade e uma fé enorme em sua religião. É por isso que na hora de escolher os pais devem pensar bem nas suas opções. Afinal, é essa dupla de pessoas que orientará a sua menina ou menino.

Quem convidar para o batizado?

Você pode chamar parentes próximos, amigos e familiares. De forma geral, pessoas que farão parte da vida pessoal e religiosa da criança.

Existe uma regra para a idade do batizado?

Não existe idade mínima ou máxima para o batizado. É necessário batizar a criança o mais rápido possível depois do seu nascimento. Porém, não existe um tempo recomendado para isso. Recomendamos sempre consultar a igreja da qual você participa. Há algumas igrejas que orientam os pais a realizar a cerimônia a partir de 1 ano de vida da criança. Essa questão tem mais a ver com a praticidade, já que com menos tempo de vida, o bebê pode se mexer ou chorar demais na cerimônia.

Qual o significado do batismo?

O batismo é uma cerimônia que inicia a criança na fé da religião cristã. A partir do momento do batismo, o bebê é apresentado como filho de Deus. Apenas através deste sacramento é possível realizar outras celebrações posteriores, como a primeira comunhão, crisma, casamento e etc. Os pais, através do batismo, apresentam o seu filho como cristão à comunidade religiosa da qual fazem parte.

Quais roupas utilizar em um batizado?

Para pais, padrinhos e madrinhas:

No caso de madrinhas e mamães, o ideal é investir em tons claros e roupas discretas, mas elegantes. Evite estampas, cores e modelos muito chamativos ou coloridos com cores fortes. Saias e vestidos são permitidos, mas apenas se não forem curtos ou apertados demais. Dê preferência para modelos longos ou que pelo menos tenham comprimento até o joelho.

Caso a opção seja usar calça, não utilize jeans ou leggins. Opte por alfaiatarias e modelos formais que não sejam muito apertados. Cores neutras e claras, como bege, rosa pastel, branco ou cinza claro são super encorajadas.

No caso de papais e padrinhos, não utilizem bermudas. Se preferirem jeans, optem por cores mais escuras combinadas com camisas sociais claras. O ideal é que a roupa seja mesmo mais formal do que o comum.

Com relação aos sapatos, tênis e chinelos devem ser deixados em casa. A escolha ideal seriam sapatos sociais, mas caso esse modelo não esteja disponível, opte por um sapatênis mais sério e com cores mais sóbrias.

Para o bebê a ser batizado:

Como já dissemos no nosso primeiro tópico, o iniciado comumente utiliza roupas brancas. Porém, hoje em dia, os pais podem optar por cores claras que não sejam necessariamente o branco. É possível também utilizar acessórios com um destaque mais escuro, como suspensórios, gravatas borboletas e coletes.

Para batizados de meninas, existem lindos modelos de vestidos, com bordados e babados, que as deixam parecendo com verdadeiras princesas.
E para aqueles pais que preferem um estilo mais tradicional e clássico, o mandrião é uma ótima escolha. Essa túnica unissex e confortável é prática, além de dar um tom muito mais familiar a toda a cerimônia. O mandrião carrega consigo uma história de utilização na própria realeza britânica e, portanto, é uma ótima escolha para um batizado mais tradicional.

Inspiração na hora da escolha:

Conclusão

O batizado é uma cerimônia marcante e para que ela seja mais especial ainda, você pode contar com a ajuda da AuHe Kids Moda infantil

Nossa loja online conta com as melhores peças para o batizado da sua menina ou menino. Para checar nossas peças, clique aqui e veja nossa loja online. Atendemos com todo o conforto e segurança possíveis para levar até você as melhores roupas infantis. Todas as peças AuHe Kids Moda infantil tem embutidas os verdadeiros conceitos de amor, família e tradição.

E chegamos ao fim do nosso post! Gostou? Ficou alguma dúvida? Deixa seu comentário e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *